site Amigo da Luz

O Fundador

DSC 0450Luiz Antônio de Paula, casado, pai de cinco filhos, é Fundador e moderador Geral da Comunidade Luz da Vida. Nascido em Goiânia/Go, no dia 05 de junho de 1970, veio de uma família católica, pobre e humilde. Filho caçula de três irmãos, Luiz Antônio quase perdeu sua vida em uma tentativa de aborto causada pela dificuldade financeira da sua família. Contudo, Deus o havia escolhido para Si esta vida, que mais tarde seria doada ao Reino.

Aos 17 anos entrou para a Faculdade de Ciências Contábeis, e logo começou a trabalhar numa instituição financeira. Os bens deste mundo o atraíam cada vez mais. Durante esse mesmo tempo afastou-se da Igreja, onde havia recebido os primeiros ensinamentos cristãos. Os prazeres mundanos o seduziam e o levavam para uma vida mesquinha.

O Senhor, entretanto, não desistia e foi, por meio de uma experiência durante a Celebração Eucarística, que o Senhor o trouxe para perto de Si. A partir de então, ele foi impulsionado a se alimentar da presença de Deus, voltou à casa do Pai.

Em setembro de 1994, recebeu um convite para participar do Grupo de Jovens, "JUSC", Jovens Unidos a Serviço de Cristo, do qual, mais tarde, nasceria a Comunidade Luz da Vida. Uma das grandes experiências místicas vividas pelo Luiz Antônio aconteceu em junho de 1997, diante de uma oração comunitária na Capela Santo Antônio. Essa experiência se deu por meio de um encontro de amor e de misericórdia com o Sagrado Coração de Jesus que, não apenas abençoava a vida do futuro fundador, como lhe revelava a sua eleição. Durante a oração o Luiz Antônio recebia Jesus dentro de si e o seu coração unia-se com o Sagrado Coração, nascia ali um matrimônio espiritual, uma união íntima de amor do Criador com a criatura.

A família é celeiro de vocações. No seio familiar Luiz Antônio fundamentou sua eleição. Vindo de uma família tradicionalmente católica, e alimentado pela fé ardente dos pais e avós, Luiz Antônio permitiu ser cultivada essa semente que, caída na fecundidade da terra, produziu frutos cem por um.

A vida do consagrado já não lhe pertence mais, pela força da sua consagração, ele se torna "prisioneiro de Cristo", para a colaboração na salvação das almas. A partir do sim deste homem de Deus, nasceu a Comunidade Luz da Vida em 1997, com o carisma de iluminar as trevas do mundo, levantar a Igreja de Cristo, sendo família do céu aqui na terra.

Em todas as áreas de sua vida foi-se lendo que havia uma fusão entre a sua vontade e a vontade do Pai, assim aconteceu em seu matrimônio. Luiz Antônio casou-se em 2003, com a consagrada Maria Cândida e, desta união já podemos celebrar o nascimento de cinco filhos (Juliana Maria, Luiz Antônio de Paula Filho – in memorian – este já celebramos a sua ressurreição aos 14 dias de seu nascimento; Giovanna Maria, Maria Teresa e Beatriz Maria).

Um matrimônio a serviço da Igreja, porque completa a missão, porque os torna melhores para a obra; é esse o ideal deste sacramento tão amado pela Santíssima Trindade: tornar nossas famílias, famílias do céu aqui na terra.

"Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho"

Desde o seu encontro com Deus em 1994, a vida do fundador Luiz Antônio, é um anúncio. Anunciar com a própria história, a partir de si para chegar e tocar os corações mais distantes da vontade do Pai. Coerência entre palavra e vida. Assim como Santo Antônio, o grande anunciador, o grande pregador da Palavra de Deus. A devoção do Luiz Antônio a este grande santo só veio confirmar esse coração missionário disposto a tudo para não colocar obstáculo algum ao anúncio do Evangelho. Hoje, Santo Antônio é padroeiro da missão Luz da Vida. Uma missão que não pode esmorecer, mas que, ao contrário, existe para levantar a Igreja de Cristo.