site Amigo da Luz

População parda aumenta, e branca cai no país, segundo Pnad

A população parda registrou aumento de 2 pontos percentuais no país entre 2011 e 2012, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais...

AIS lança campanha para doar Youcat`s a jovens brasileiros

A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) no Brasil lançou a campanha “Meio Milhão de Catecismos para os Jovens”. A iniciativa tem por finalidade a publicação de 500 mil exemplares da edição brasileira do Youcat, um catecismo elaborado especialmente para a juventude com prefácio escrito pelo Papa Bento XVI. A campanha busca a distribuição gratuita para jovens de todo o país por meio do Episcopado brasileiro.

Leia mais...

Pontifício Conselho para a Cultura dedica revista ao envelhecimento

envelhecimento 02.08

O envelhecimento é o tema principal da última edição da revista Cultura e Fé, publicada pelo Pontifício Conselho para a Cultura, que apresenta diversos olhares sobre a pessoa idosa.

O crescimento positivo da esperança de vida e a diminuição da natalidade “provocam desequilíbrios intergeracionais”, sublinha o bispo português Dom Carlos Azevedo, que assina o editorial.

O delegado do Pontifício Conselho presidido pelo Cardeal Gianfranco Ravasi salienta que a participação ativa dos idosos na vida social e familiar “assume na cultura um peso sobre o qual é preciso refletir”.

Leia mais...

Conheça o calendário para o Ano da Fé

calendario da fe

Falta pouco mais de 70 dias para o início do Ano da Fé, que será aberto com uma solene celebração presidida pelo Papa na manhã de quinta-feira, 11 de outubro, na Praça São Pedro.

O calendário do Ano, que se concluirá em 24 de novembro de 2013, informa alguns eventos que vão ter a presença de Bento XVI, junto a uma série de encontros, conferências e iniciativas que aprofundarão os diversos temas religiosos e culturais relacionados com a celebração.

Leia mais...

Costa Rica tem projeto que prevê educação sexual nas escolas

É polêmica na Costa Rica em relação a um projeto que prevê a introdução da educação sexual nas escolas, a partir do próximo ano letivo. Como informa o jornal vaticano L’Osservatore Romano, foi, em particular, a Aliança evangélica que criticou o plano do governo, ao ponto de levar este último a intervir, esperando que “o debate sobre a educação sexual nas escolas públicas, a partir de 2013, possa ser realizado sem ‘radicalismos’ a partir de uma análise mais objetiva possível e sobre uma base que vise reduzir, entre os vários objetivos, a gravidez entre as adolescentes do País”. É o que declarou à agência EFE a Presidente da República, Laura Chinchilla, que respondeu assim às objeções levantadas pela Aliança evangélica, que também entrou com recurso contra o plano oficial do Governo motivando que a educação sexual é um assunto e uma tarefa que diz respeito só e unicamente a família.

Leia mais...