site Amigo da Luz

Lectio Divina, um encontro vivo com um Deus que ama

lectio“Lectio Divina” é uma expressão latina já presente e consagrada no vocabulário católico, que pode ser traduzida como “leitura divina”, “leitura espiritual”, ou ainda como “leitura orante da Bíblia”. Tradicionalmente, a Lectio Divina é uma oração individual, porém pode-se fazê-la em grupo.

O importante é rezar com a Palavra de Deus, valorizando o que disse o Papa Bento XVI em um discurso no ano de 2005: “Eu gostaria, em especial, de recordar e recomendar a antiga tradição da Lectio Divina, a leitura assídua da Sagrada Escritura, acompanhada da oração, que traz um diálogo íntimo em que na leitura, se escuta Deus que fala e, rezando, responde-lhe com confiança a abertura do coração”.

De maneira prática, o método mais antigo e que inspirou outros mais recentes, consiste na vivência de quatro elementos: leitura – meditação – oração – contemplação.  Para melhor compreensão, cada elemento será explicado de maneira separada:

Leitura - Faz-se a leitura lenta e cuidadosa de um pequeno trecho da Bíblia, não tanto com o objetivo de fazer uma interpretação aprofundada sobre o sentido das palavras, mas sim o de 'escutar' o que “Deus está querendo falar”.

Busque identificar as coisas importantes deste trecho da Bíblia: o ambiente, os personagens, os diálogos, as imagens usadas, as ações. É importante que você identifique tudo isto com calma e atenção, como se estivesse vendo a cena. Se for preciso, releia o texto quantas vezes forem necessárias.

Meditação - É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus: é hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. É preciso concentrar-se!

Faça uma cuidadosa meditação. Não se detenha no exterior. Não pare na superfície, apóie o pé mais profundamente, penetrando no interior da passagem bíblica, perscrutando cada aspecto. Considere atentamente sobre o que esta Palavra está iluminando sua vida e a realidade em que vive hoje.

Quais são as circunstâncias que ela te questiona e te incentiva? Depois de ter refletido sobre esses pontos e outros semelhantes no que toca à sua própria vida, a meditação começa a pensar no prêmio: Como seria glorioso e deleitável ver a face desejada do Senhor, mais bela do que a de todos os homens (Sl 45,3).

Oração – É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado. Esta oração é muito pessoal, diz respeito apenas à pessoa e Deus. É um diálogo pessoal! Não se preocupe em preparar palavras, fale o que vai ao coração depois da meditação: se for louvor, louve; se for pedido de perdão, peça perdão; se for necessidade de maior clareza, peça a luz divina; se for cansaço e aridez, peça os dons da fé e esperança. Enfim, os momentos anteriores, se feitos com atenção e vontade, determinarão esta oração da qual nasce o compromisso de estar com Deus e fazer a sua vontade.

Contemplação - Desta etapa a pessoa (leitor) não é dona. Já não há mais necessidade de palavras. É um momento que pertence a Deus e Sua presença. Misteriosa sim, mas sempre presença. É um momento no qual se permanece em silêncio diante de Deus. Se Ele o conduzirá à contemplação, louvado seja Deus! Se Ele lhe dará apenas a tranqüilidade de uns momentos de paz e silêncio, louvado seja Deus! Se para você será um momento de esforço para ficar na presença de Deus, louvado seja Deus! Mas em todas as circunstâncias será uma maneira de ver Deus presente na história e em nossa vida!

*Poderíamos sintetizar da seguinte maneira a Lectio Divina:

O orante/leitor toma contato com o texto escrito (LÊ), ou até diante da Natureza, de um fato da vida; lê, ou melhor, 'escuta' a Voz que fala em seu coração (MEDITA). Responde a essa Palavra, escrita ou não (ORAÇÃO). E no último estágio, na CONTEMPLAÇÃO, cala-se, adora, entrega-se numa adoração muda e silenciosa.

Seja fiel! A cada dia faça sua Lectio Divina e experimente maravilhosos frutos em sua vida.


Lara Alice de Almeida Pereira – consagrada Luz da Vida
Fontes:
http://www.cnbb.org.br
http://antoniosilvio.tripod.com/LECTIO/LDPT.HTM

Comentários   

 
0 #1 Smithk503 19-04-2014 15:49
Awesome article post.Thanks Again. Much obliged. kkfcadedddagbgb g
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar