site Amigo da Luz

Itinerário de vida espiritual

core jesusO Espírito Santo nos envolve com sua graça a fim de edificar em nós a caridade de Cristo:
“Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade...” (Ef 3, 17).

O crescimento do nosso homem interior está intimamente ligado à nossa disposição de vivermos a nossa consagração, e isto se dá mediante a nossa busca constante de identificação com Cristo. Em nossa liberdade de filhos de Deus devemos insistentemente fazer a opção de sermos servos seus, fazendo do seguimento de Cristo a nossa meta mais sublime.
O amor a Jesus é configurado por uma vida de autêntica comunhão com Ele por meio da oração, da leitura orante da Palavra de Deus e da vida sacramental, tudo isso inserido na prática do itinerário de vida espiritual da vocação Luz da Vida.
A fé do consagrado Luz da Vida é a principal arma para derrotar as próprias concupiscências, as seduções do mundo e as tentações e opressões de satanás. Mergulhado na radicalidade do evangelho, por decisão, o consagrado abre-se mais e mais à ação do Espírito Santo, que atua ativamente em seu coração, convencendo-o a respeito do plano pessoal de Deus em sua vida e consolidando sua vocação, exortando-o a uma resposta constante ao chamado de amor do Pai.
O próprio Espírito suscitou na “Unção Luz da Vida” uma sede insaciável na alma dos consagrados de buscar a plenitude da vontade do Pai:
“[...] a fim de possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo conhecimento, e sejais cheios de toda plenitude de Deus” (Ef 3, 18-19).
Conhecer a caridade de Cristo deve ser o desafio que atraia e encante o nosso coração. Esta realidade tem como itinerário o mergulhar no mistério pascal: paixão, morte e ressurreição de Jesus. Para o consagrado Luz da Vida é impossível viver sua vocação, comunhão e missão se não nascer das chagas do Nosso Senhor.
O conhecimento progressivo da caridade de Cristo está intimamente ligado à nossa restauração constante como imagem dAquele que nos criou (Cl 3, 10), proporcionando assim o inflamar da alma, o ardor do coração pelo infinito, pela eternidade. Esse é o caminho pelo qual, o consagrado Luz da Vida deve encontrar realização, ou seja, estar cheio de toda plenitude de Deus.

Trecho do Estatuto da Comunidade Luz da Vida

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar